Make your own free website on Tripod.com



Ardósias e Basaltos

As "ardósias" são rochas semi-ornamentais utilizadas principalmente como decoração interna de pisos, junto com a pintura de verniz para dar brilho artificial. As principais pedreiras estão presentes nos Estados de São Paulo e Paraná, explotando-se os afloramentos de folhelho e ardósia da sedimentação permiana não metamorfoseados. Existem as variedades de cores verde e cinza, e o tipo cinza é avaliado com preço maior.

Como uma "ardósia" especial, menciona-se a Pedra de São Tome (quartzito, São Tomé de Letras, MG), que é utilizado para pisos e revestimentos. Esta rocha é um quartzito de metamorfismo do final do Precambriano intercala camadas finas de muscovita, de espessura em torno de 2mm, com intervalos aproximados de 10cm. Através destas camadas, as rochas se rompem paralelamente, como se fossem ardósia. A explotação é realizada somente em afloramentos. Os milonitos e gnaisses com bandamento desenvolvidos, também, são explotados como "ardósia", sendo utilizados para pisos e paredes.

O "basalto" é uma rocha semi-ornamental de caráter peculiar, sendo pouco conhecido até mesmo dentro do Brasil, com a exceção da Região Sul. De fato, esta rocha não é um basalto, mas, fluxo piroclástico altamente soldado de composição riolítica a dacítica, com textura desenvolvida de fluxo secundário. Os fluxos piroclásticos ocupam a parte superior do platô basáltico do Paraná, de erupção no início do Cretáceo, distribuídos ao longo de 300km com direção leste-oeste. A espessura total dos fluxos piroclásticos alcança 500m na região litoral e diminui gradativamente para oeste (Fig. 11). As unidades de fluxo têm apenas 10cm de intervalo e a rocha se rompe paralelamente ao longo do limite das unidades de fluxo, como se fosse uma ardósia. Devido ao alto grau de soldamento, a rocha tem alta firmeza em certos locais, portanto, aí é explotado como brita para construção de estradas. A cor geral é normalmente cinza clara, porém, apresenta-se com as cores amarela, marrom, vermelha, cinza escura, preta, etc., de acordo com impurezas e intemperismo. Em torno das cidades de Nova Prata e Veranópolis, RS, estão realizadas explotações de afloramentos em grande escala. As rochas cortadas são utilizadas para pisos, muros, paredes, pavimentações decorativas, etc. (Fig. 3D, 12).



Fig. 11 - Perfil geológico esquemático de lavas basálticas do Paraná e fluxos piroclásticos de composição riolítica - dacítica ("basalto" comercial), encontrados nos Estado do Rio Grande do Sul - Santa Catarina. A escala vertical do perfil está exagerada.


Fig. 12 - Pavimentação com "basalto" na cidade de Nova Petrópolis, RS. A rocha utilizada para o muro é arenito.


Rochas ornamentais

Retornar

Avançar