Make your own free website on Tripod.com



Aparelhos para análise de cores

A técnica da quantificação e padronização numérica das cores foi aplicada inicialmente no campo da indústria de tintas. Na década de 1980, foi utilizado um aparelho medidor de cores, conhecido como espectrógrafo de reflexão, para fins de ajustes finos nas cores das tintas. O referido aparelho determina a cor média de uma área equivalente a 1cm2. Porém, é um equipamento raro e de alto custo, além disso, é muito difícil encontrar no mercado. Existem algumas publicações científicas, sobretudo nos estudos de intemperismo de rochas e petrologia de rochas sedimentares com o auxílio do espectrógrafo de reflexão (NAGANO, T.; NAKASHIMA, S, 1989; NAGANO, T.; NAKASHIMA, S, 1991; NAGANO, T.; NAKASHIMA, S, 1992; etc.).

Com o desenvolvimento recente da informática, os computadores, periféricos e softwares, anteriormente muito onerosos, tonaram-se acessíveis ao público. Desta forma, o presente trabalho propõe um método de análise das cores dos minerais em rochas ornamentais a partir de imagens digitalizadas. Os recursos informáticos utilizados, tanto de hardware (equipamentos) quanto de software (programas), são instrumentos populares, que se encontram facilmente no mercado. Os autores apresentaram um método provisório de análise de cor dos minerais por meio destes instrumentos populares (MOTOKI, et. al., 1999)
 A digitalização das imagens das rochas ornamentais pode ser realizada por meio de máquinas fotográficas digitais. Entretanto, às de maiores resoluções gráficas, ainda são de alto custo. Além disso, existem problemas de ajuste na iluminação (tipo de lâmpadas, voltagem, etc.) e formato dos arquivos armazenados.

Por esta razão, o presente trabalho adotou a digitalização via scanner de mesa, modelo Color Vivid Pro - Genius. O computador utilizado foi um AMD K6 300MHz, com 64Mbytes de RAM, com os programas Adobe Photoshop 4.0 e Microsoft Excel 97. Acredita-se que um computador com freqüência inferior ao citado, com velocidade de 166MHz e memória 32Mbytes, seja suficiente para o mesmo objetivo.



Análise das cores
Retornar
Avançar