Make your own free website on Tripod.com
Análise quantitativa das cores de feldspato alcalino,
nefelina e sodalita em rochas ornamentais


Motoki, A.; Vargas. T.; Peixoto, J.L.N. (2000) Análise quantitativa das cores de feldspato alcalino, nefelina e sodalita em rochas ornamentais. Mineração Metarulgia. 554-06, 14-30. ISSN=01006908.


Abstract
Introdução
Propriedade das cores naturais
Aparelhos para análise de cores
Imagens digitalizadas
Metodologia adotada
Resultado
Parâmetro RGB
Parâmetro HSB
Número adequado de pontos a serem analisadas
Conclusão
Bibliografia

Autores:

Akihisa Motoki: Professor adjunto do Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DMPI/FGEL/CTC/UERJ). Doutor em Ciência do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IG/USP). Especializado em petrologia de rochas ígneas, com enfoques especiais em estudos da gênese de nefelina sienito, basalto e komatiito.

Thais Vargas: Professora assistente do Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DMPI/FGEL/CTC/UERJ). Mestre em Ciências do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IG/UFRJ). Especializado em petrologia de rochas ígneas, com enfoques especiais em estudos de basalto e rochas ornamentais.

José Luíz Peixoto Neves: Professor assistente do Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DMPI/FGEL/CTC/UERJ). Mestre em Ciências do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IG/UFRJ). Especializado em mineralogia, com enfoques especiais em estudos de prospecção mineral em grãos.

Endereço de Comunicação: Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea, Faculdade de Geologia, Centro de Tecnologia e Ciências, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rua São Francisco Xavier 524, Sala 4005, Bloco A, Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-990, Brasil. Voice (55)21-2587-7102, Fax (55)21-2587-7704, Local time = GST - 3hs


Homepage
Rochas ornamentais
Avançar